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Comunicação Interna

COMUNICAÇÃO INTERNA

A Comunicação Interna eficiente é a base de sustentação para qualquer outro processo de comunicação.

Uma Comunicação Interna eficiente é a base de sustentação para qualquer outro processo de comunicação. Como seus clientes acreditarão em seus produtos e serviços se seus funcionários desconhecem ou não compreendem adequadamente o propósito da sua organização? 

Por isso, a comunicação é apontada, na maioria das pesquisas corporativas internas, como a área com mais problemas, como: falta de conhecimento do negócio, ausência de clareza e objetividade nas mensagens internas, falhas na comunicação relacionadas aos processos internos, dificuldade de engajamento, carência da integração comunicativa de gestores, administrativos e o setor operacional; dificuldades na gestão das redes sociais; falhas na comunicação gerencial; ausência de feedback e escuta sobre desempenho e necessidades e/ou insatisfações, etc.

É preciso gerar uma cidadania corporativa e para isso é preciso Integrar a Comunicação gerencial, administrativa e social e criar um DNA Corporativo. Isso dará Sentido, Significado e uma Causa para sua instituição em otimizar os processos internos

A Integra irá auxiliar a sua empresa/instituição na implantação e manutenção de um Planejamento Estratégico de Comunicação Interna totalmente Personalizado, observando o seu modelo de gestão, negócio e cultura organizacional, reforçando a disseminação da informação corporativa, integrando a comunicação com todo o seu público interno, fortalecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento e o engajamento nas ações.

 Etapas e Metodologia do Planejamento de Comunicação Interna:

  • Fase 1: Diagnóstico:
    – Imersão (entrevista com áreas-chave);
    – Pesquisa;
    – Análise dos fluxos de comunicação;
    – Mapeamento dos processos de comunicação atuais, gaps e oportunidades;
  • Fase 2: Criação de Planejamento de Comunicação Integrada, alinhando os resultados da Fase Diagnóstica aos objetivos estratégicos da organização.
    – Redesenho e reposicionamento da área: estudo de novos meios, canais, fluxos de comunicação e processos;
    – Definição de ações estratégicas para: gerir imagem interna; apoio a campanhas estratégicas; suporte às informações gerais; fluxos de informações funcionais; gestão técnica das informações; endomarketing.
  • Fase 3: Implantação:
    – Apresentação do Plano de Ação e Controle (mensuração de resultados);
    – Capacitação de líderes, colaboradores e facilitadores.
  • Fase 4: Gestão, Acompanhamento e Controle (opcional):
    – Atendimento às demandas de produtos e serviços: criação e produção de peças, vídeos, posts, cards, textos, gestão das redes sociais etc;
    – Pesquisas e análises permanentes dos KPIs.

Ao seguir esse planejamento de Comunicação Integrada, sua organização:

 

  • Terá clareza sobre os processos e fluxos de comunicação e marketing internos para ouvir mais e melhor, criar senso de pertencimento e participação;
  • Tornará a área de Comunicação Interna Integrada com fluxos e processos otimizados e adequados ao negócio;
  • Aumentará o conhecimento interno sobre o negócio da companhia;
  • Processos e canais mais eficientes para uma comunicação aberta e integrada nos níveis estratégicos, táticos e operacionais;
  • Melhoria das mensagens quanto à clareza e objetivação.

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